*A ESTRELA QUE ANUNCIOU A ESTRELA* - 2011

Clique aqui para comentar esta publicação




 Em 16 de dezembro de 2011, o Cometa Lovejoy voou através da atmosfera quente do Sol e emergiu intacto. 


«A Estrela que anuncia a Estrela» é então esse corpo estelar (denominado, em seu mundo: cometa), tendo passado no hemisfério sul.

ARCANJO ANAEL (18.02.2012)

https://www.portaldosanjos.net/2012/02/anael-18-02-2012-autres-dimensions.html

 *** 

O cometa C/2011 W3 Lovejoy finalmente apareceu na manhã desta quarta-feira (14/12/2011) no campo de visão do coronógrafo do telescópio solar Soho. Lovejoy segue implacável contra o Sol, propiciando um dos maiores espetáculos celestes desse final de ano. Acompanhe!

Ao que tudo indica, o cometa C/2011 W3 Lovejoy terá o mesmo destino de outros cometas da família Kreutz e deverá atingir a alta atmosfera solar nas próximas horas, desintegrando-se.

Previsão de Impacto: dia 15/12/2011 às 22h40 pelo horário de Brasília

O cometa C/2011 W3 Lovejoy atingiu a máxima aproximação com o Sol na noite de quinta-feira (15/12/2011), mas não se desintegrou totalmente. O objeto tangenciou a borda do disco solar e surgiu do outro lado do astro, sem produzir qualquer efeito explosivo. 


O vídeo acima mostra parte do material cometário ressurgindo após o Lovejoy atingir o periélio.

Após sobreviver ao periélio na última quinta-feira, o cometa C/2011 W3 continua surpreendendo. Nas últimas horas, o fragmento que restou do cometa formou uma nova cauda ionizada que está chamando bastante a atenção dos observadores.

"É absolutamente espantoso", disse o astrofísico Karl Battams do Laboratório de Pesquisa Naval, dos EUA. "Jamais pensei que o núcleo gelado desse cometa era grande o suficiente para resistir por algumas horas ao mergulho na corona solar de milhões de graus, mas Lovejoy resistiu".

O evento foi tão surpreendente que uma verdadeira armada de satélites de observação solar foi colocada a postos para estudar o fenômeno, considerado por muitos especialistas como impossível.

Nas imagens do telescópio espacial SDO, Observatório da Dinâmica Solar, a cauda de Lovejoy se contorce freneticamente enquanto o objeto mergulha na tórrida atmosfera do Sol a apenas 120 mil km acima da superfície. Não se sabe ao certo o motivo desse movimento, mas é bem possível que Lovejoy tenha sido golpeado por fluxos de plasma percorrendo a corona. Outra possibilidade é que a dança da cauda seja efeito dos intensos loops eletromagnéticos que permeiam a alta atmosfera da estrela.

"Isso tudo é muito novo para nós", disse Battams. "As imagens do SDO nos darão as primeiras impressões sobre a dinâmica do movimento dos cometas no interior da atmosfera solar e como ambos interagem. Isso é pesquisa de ponta", destacou o cientista.

O fato de resistir ao periélio, momento da maior aproximação com o Sol, fez os pesquisadores questionarem o verdadeiro tamanho de Lovejoy, estimado inicialmente em 200 metros de diâmetro. "Suponho que Lovejoy tinha pelo menos 500 metros, do contrário isso seria praticamente impossível", disse o astrofísico Matthew Knight.

Três dias depois de dar um verdadeiro show no espaço ao resistir a milhões de graus durante encontro com o Sol, o cometa C/2011 W3 Lovejoy já apresenta sinais de visibilidade e as primeiras fotos por astrônomos amadores mostram uma exuberante cauda ionizada ainda próxima ao disco solar.

O cometa chamou a atenção dos especialistas quando resistiu à passagem pelo periélio em 15 de dezembro de 2011 sem se desintegrar. Depois de resistir bravamente à fulminante aproximação, imagens do telescópio solar Soho mostraram que um grande fragmento cometário havia resistido e uma nova cauda ionizada estava se formando. Desde então o cometa se tornou o centro das atenções, tanto de amadores como de profissionais, que voltaram suas lentes para as proximidades da estrela na tentativa de ver, registrar e estudar o bravo viajante. 

https://www.apolo11.com/noticias.php?t=Acompanhe_o_cometa_Lovejoy_rumando_implacavel_contra_o_Sol&id=20111214-103153

 *** 

VEJA AS FOTOS:

 Fotos do dia 16 de dezembro de 2011.

https://spaceweather.com/comets/gallery_lovejoy_page1.htm

 *** 

Apenas alguns dias depois que saiu do Sol, o Cometa Lovejoy apareceu no céu matinal do hemisfério sul.

https://spaceweather.com/comets/gallery_lovejoy_page2.htm

 

************

 

 

 

 


Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário