RAM - 26 de outubro de 2008 - Autres Dimensions

Clique aqui para comentar esta publicação




- Intervenção de RAM -

Sri RAM Chandra

 “A fase que vocês chamam de sono é o momento privilegiado de construção da sua Unidade, a partir do instante em que esse momento não estiver poluído pelas atividades do dia.” 

 http://www.mediafire.com/file/4a3a84pjf4fjlei/29-RAM-26_octobre_2008-article1ef8.mp3/file


Apresentação do 'Exercício de Revisão ou Exame de Consciência'


Eu sou RAM.

Primeiramente eu vou falar.

Recebam a paz.

Recebam a Unidade. 

Assim, eu espero que vocês tenham apreendido a importância do silêncio, a importância da atitude interior previamente à vivência da Unidade.

Viver ou aproximar-se da Unidade é algo de profundamente transformador, que afeta a totalidade de seus modos de vida, a totalidade de seus modos de percepção, a totalidade de seus modos de respostas ao ambiente.

Vamos continuar, se efetivamente quiserem, para nos aproximarmos ainda mais desse ‘estado de ser’ que eu qualificaria de completo, de inteiro e de transparente.

Tendo feito essa experiência, vocês devem doravante manifestar um grau de lucidez muito mais importante do que antes de viver isso.

Eu gostaria de propor e prescrever a vocês algumas regras.

Essas regras são ajustes de seus comportamentos, de suas atitudes e de seus modos de funcionamento.

Verificar por si mesmo ou voltar-se para essa realidade implica uma noção de responsabilidade em relação a isso.

Tendo vivido isso, vocês estão aptos, doravante, para compreender e para discernir o que não decorre disso.

Tudo o que os afasta disso é contrário ao seu bem.

Em primeiro lugar, quando vocês se afastam disso, o que acontece?

Seu humor muda, seus pensamentos colidem, sua lucidez se torna obscura, criando um sentimento de falta, criando emoções contrárias a isso.

Aproximar-se da Unidade e dela se afastar, ainda que apenas por um instante, é voltar a mergulhar na divisão, na separação e no sofrimento.

Vocês devem aprender, e domar, a fim de superar os pensamentos, os humores, as emoções que procuram afastá-los do que vocês são.

O que vocês são não é um humor, o que vocês são não é uma emoção.

Vocês devem distanciar-se do que emerge de sua consciência que poderia afastá-los da Unidade.

Em primeiro lugar, dos pensamentos que os atravessam.

Vocês têm a impressão de que eles vêm de vocês.

Eles vêm de uma parte de vocês que não é da Unidade, mas da divisão.

Aquilo que vocês viveram, aproximando-se da Unidade, não pode se misturar com o julgamento.

A transparência e a lucidez andam de mãos dadas com a Unidade.

As armadilhas que impedem essa transparência e essa Unidade não vêm do exterior, mas do interior, não de sua interioridade, mas, entretanto, de camadas que lhes pertencem. 

*** 

A Unidade vivida, abordada, sentida, requer a prática de exercícios regulares diários.

Não se trata, no entanto, de uma ascese, mas de uma colocação na Luz, durante esses exercícios, do que cria obstáculo ao retorno a isso.

É um momento privilegiado, momento em que as energias e a consciência reúnem-se para preceder o que vocês chamam de sono.

O sono é esquecimento, para o comum.

O sono é Unidade, para o iniciado.

Entretanto, nesse momento que antecede o sono existe um espaço específico de colocação na transparência.

A colocação na transparência requer eliminar de vocês os elementos e as manifestações de seu dia, contrários ao estado de Unidade.

Isso pode ser tanto uma disputa, como um ato que não vai no sentido da Divindade, como os maus pensamentos.

Eu entendo por mau pensamento todo pensamento que não é voltado para a Unidade.

Trata-se, portanto, de pensamentos de divisão de vocês para com seus irmãos.

Os julgamentos precipitados, apenas o julgamento que vocês fazem contra situações, os julgamentos que vão até sugerir que dissociem e separem o joio do trigo, também são pensamentos que os afastam da Unidade.

Isso não é pensamento.

Vocês devem adquirir o hábito de remover de si mesmo o que foi vivido nas vicissitudes da vida que vocês vivem, que é uma vida separada, dividida, mantida pelo mental coletivo humano, pelos jogos do poder, os jogos do dinheiro e os jogos de relações entre os seres.

Esse momento privilegiado em que esse exercício for praticado será benéfico para vocês.

Eu diria que não é muito tempo em tempo humano, um quarto de sua hora é suficiente.

Chamem esse exercício de como quiserem: exame de consciência, passagem em revista, entretanto vocês têm à sua disposição um meio único de passar do sono do tolo ao sono do iniciado (1).

A fase que vocês chamam de sono é o momento privilegiado de construção da sua Unidade, a partir do instante em que esse momento não estiver poluído pelas atividades do dia.

Nesse sentido, o exercício que lhes proponho é destinado a permitir a esse estado de transparência se estabelecer em vocês, sem esforços, porque, à noite, no momento em que sua consciência comum volta o olhar para o interior, nenhuma manifestação exterior (exceto as que vocês levam consigo quando adormecem) pode vir perturbar o que acontece.

Esse exercício certamente é aquele que lhes permitirá, da forma mais precisa e mais próxima possível, aproximar-se disso.

Esse exercício é essencial.

Tentem fazê-lo, ainda que por apenas alguns dias, e vocês constatarão, de modo evidente e espetacular, as mudanças que ocorrerão no dia seguinte.

Os humores, as variações do humor vão deixá-los.

Os momentos de dúvidas, os momentos então de julgamentos entre o bem e o mal vão deixá-los.

Vocês terão a impressão de renascer para si mesmo, despoluídos de tudo o que os impedia de serem claros e transparentes para consigo mesmo e para o mundo.

Esse exercício é certamente o mais eficaz, aquele que demanda menos restrições para se aproximarem da Unidade.

Quando vocês passarão a viver na Unidade?

A partir do momento em que, durante todos os seus dias, vocês perceberem, quando a noite chegar, que nada mais há para remover, para limpar, e vocês perceberem que seu humor foi o mesmo desde o nascer até o pôr do sol.

Naquele momento, vocês entrarão na transparência. 

*** 

A transparência é humildade.

A humildade não pode julgar.

A humildade está além da capacidade de discernimento.

O exercício proposto pode parecer, à primeira vista, manter a dualidade, uma vez que, neste exercício, vocês rejeitam o que é mau para permitir unicamente ao que foi julgado bom invadir suas noites.

Mas a finalidade desse exercício é, obviamente, chegar a não mais discernir nada.

Chegará um tempo em que toda a ação de seu dia será desprendida, no sentido próprio como no figurado, de qualquer reação.

Naquele momento, isso se tornará, para vocês, evidência de que nenhuma de suas ações é uma reação e que nenhuma de suas ações provoca reações.

Vocês são, assim, extraídos, por seu estado de transparência, da lei de carma.

Agora, na vida cotidiana, como isso se manifesta?

A primeira palavra que vem é o não julgamento.

Quaisquer que sejam os seres, quaisquer que sejam as situações, quaisquer que sejam os eventos que vocês geram ou que lhes chegam, a transparência daquele que vive na Unidade aparece como evidência.

Não há mais dúvidas.

Existem dois estados diametralmente opostos onde a dúvida não pode mais interferir.

O primeiro caso é aquele da evidência da Luz e da Divindade.

Quando vocês entram nessa evidência, obviamente, tudo se torna evidência.

Seu oposto é a ausência total de Luz que, ela também, acompanha-se de um estado de evidência que não é sustentado pela humildade, mas pela arrogância.

Isso concerne ao que foi denominado, vulgarmente, as forças do mal ou da Sombra.

A Sombra não tem a ver com a Luz.

A luz que lida com a Sombra não é a Luz, é apenas o reflexo da Luz.

O reflexo da Luz é criado pelo mental e não pela própria Luz.

A Luz, enquanto se limita a um brilho, a um resplendor, não é a Luz.

A Luz é, antes de tudo, evidência que vai traduzir-se, por sua vez, em sua vida, pelo não julgamento (que não é uma vontade, mas um estado), por uma humildade, por uma bondade.

Quando vocês alcançarem, ainda que apenas por algumas horas de seus dias, esse estado de evidência, nada mais será como antes, porque vocês saberão, de maneira perfeita, que, naquele momento, vocês alcançaram a Essência do que vocês são.

Tendo feito uma primeira experiência, bastará, depois, perseverar no caminho da evidência.

Mas atenção: quando vocês entram na evidência, quando vocês estão nela, o olhar de seus irmãos não será jamais um olhar de bondade, mas um olhar de julgamento, porque vocês escapam, quando entram na evidência, do mundo deles e do mundo de funcionamento deles.

Assim, não se deixem abater pela perseguição que pode atingi-los, através de seus irmãos.

A Luz, como a Sombra mais total, incomoda.

O ser humano é uma mistura de Sombra e de Luz em manifestação.

Enquanto essa mistura persiste em sua oscilação de uma à outra, tudo vai bem em suas relações sociais, seja a paz ou, efetivamente, a guerra.

Há uma lógica.

Quando vocês entram na evidência, vocês se tornam aquele que é preciso crucificar, pois escapam ao esquema habitual distorcido de funcionamento.

Assim, não se surpreendam se, aproximando-se dessa evidência, o ambiente venha agredi-los, feri-los, tocá-los e parecer querer destruí-los.

É a prova mesmo de que vocês entraram na evidência e na Unidade.

As palavras empregadas mais frequentemente por aqueles que não estão na evidência serão, obviamente, julgamentos de valor que denigrem o que vocês são, sob pretexto de ilusão, sob pretexto de discernimento, sob pretexto de que vocês estão incomodando.

Isso não deve perturbar seu estado de evidência.

Isso pode ser profundamente desestabilizador nos primeiros tempos.

Eu os advirto, portanto, não contra vocês mesmos, quando vocês se aproximam desse estado, mas contra o resto do mundo que pode, em um primeiro tempo, antes que vocês passem a um modo de funcionamento muito mais sincrônico e unitário, parecer agressivo, tanto através de seres desconhecidos, mas, infelizmente, mais frequentemente, através de seres amados.

Nada é pior para um ser humano na dualidade do que ver um próximo amado ir para a Unidade, porque isso significa, para aquele que permanece na dualidade, abandono e ruptura e, no entanto, não é nada disso.

Entretanto, a transparência, o estado de evidência incomoda e perturba.

Aí está o obstáculo que vocês deverão superar ao entrar nessa evidência.

Eu chamo sua atenção para isso porque é o que alguns de vocês viverão nos próximos meses.

Então, ontem, durante minha vinda anterior, tentei conceituar e fazê-los viver isso com consciência.

Um dos governantes da Intraterra deu-lhes ferramentas para permitir se aproximarem dessa dimensão e para vivê-la, alguns de vocês.

Assim que vocês tiverem integrado (e não compreendido) o mecanismo disso, tornar-se-á cada vez mais fácil estabelecer esse estado de transparência e de evidência, quaisquer que sejam, eu os lembro, as oposições exteriores.

Vou propor-lhes, se estiverem de acordo, antes de lhes dar a palavra para os questionamentos em relação a isso, graças não unicamente à minha presença, mas à presença também de uma qualidade específica elementar nominada de Fogo, através de um processo de Radiação desse estado de evidência, para irem ainda mais próximo da Essência.

Se vocês desejarem, vamos acolher, no silêncio, esse estado de evidência ligado à presença conjunta de minha presença e da presença do Fogo. 

Então, se efetivamente quiserem, vamos, juntos, viver isso.

 

... Efusão de energia ... 

 

Bem-amados irmãos, vamos agora abrir um espaço de interrogações sobre o que acabo de instruí-los.

 

***

 

Questão: no exercício noturno, o que se faz com os pensamentos que se deseja eliminar?

 

Contemplá-los, discerni-los, basta para fazê-los desaparecer.

Não é questão de lutar contra, de destruí-los com a Luz, o que seria apenas um processo mental.

É questão, simplesmente, de que a consciência esteja ciente deles.

Isso basta.

O trabalho de erradicação desse mal far-se-á automaticamente durante a noite.

 

***

 

Questão: pode-se fazer a mesma coisa progressivamente e à medida que esses pensamentos aparecem?

 

De modo algum.

Isso iria mesmo no sentido contrário, ou seja, de reforço.

Por mecanismos fisiológicos e energéticos precisos (dos quais de nada serve sobrecarregar sua cabeça), esse trabalho, esse exercício será plenamente e totalmente eficaz se for feito no período que eu dei.

O que quer dizer que, mesmo diante da raiva de uma pessoa (verbalizada ou não), um trabalho de perdão em relação a essa pessoa ou a essa situação, efetuado mesmo imediatamente após ter acontecido, reforçaria a divisão.

 

***

 

Questão: esse exercício pode ser feito durante o dia?

 

Não.

Eu efetivamente especifiquei o momento.

 

***

 

Questão: qual é o melhor meio de reagir em relação às reações eventualmente negativas do ambiente?

 

Sobretudo não reagir e tentar permanecer nesse estado de transparência e de evidência.

A influência positiva pode, obviamente, existir, porque o estado de transparência e de evidência, do que se instala de forma duradoura, tem um poder altamente transformador.

Mas a primeira reação daquele que for confrontado, em seu estado dual, com este estado, será a oposição.

Não pode ser de outro modo, mesmo se, a posteriori (esse a posteriori podendo sobrevir, rápida ou lentamente, após o evento) isso puder se transformar, porque o estado de transparência e de evidência é um estado de Luz real que vem colocar na Luz e exacerbar os «defeitos» daquele que está na dualidade.

 

***

 

Questão: o relógio biológico de cada um, sendo diferente, é importante que essa fase de adormecimento seja após o pôr do sol?

 

Esse é o elemento capital.

Quando o sol, reflexo da Luz, desaparece, vem o momento da reflexão da Luz, que é a fase lunar.

É o momento em que se pode ver, revelar e processar o que aconteceu.

 

***

 

Questão: como facilitar a reminiscência dos elementos divergentes durante esse exercício?

 

Um simples exame superficial de seu dia pode evidenciar uma série de elementos obscuros.

É impossível, mesmo em um nível mais bruto da consciência, não vislumbrar, durante esse exercício, ao menos alguns elementos duais.

Um momento, por exemplo, em que vocês não disseram o que pensam.

Um momento em que seu humor mudou, pela reação.

Tanto no nível dos seres como das situações que vocês encontram.

Em um primeiro momento, vocês não têm interesse em ali passar horas porque, se vocês precisassem passar à noite o conjunto dos elementos duais que viveram, seria necessário reviver inteiramente seu dia, os momentos de Unidade estariam quase ausentes.

Basta apreciar alguns, os mais grosseiros, no início, e a purificação far-se-á aos poucos.

 

***

 

Questão: pode-se adicionar a esse exercício técnicas de respiração?

 

Isso me parece supérfluo e, por vezes, até nefasto.

Deixem agir sua consciência noturna com confiança: isso é o mais rápido, o mais simples e o mais eficaz.

Pranayama ou outras formas de Yoga vão provocar resistências e cristalizações no corpo, em particular no nível dos órgãos sensíveis às emoções como o fígado, o baço e os intestinos.

 

***

 

Questão: as técnicas de respiração que ativam o fogo interior não poderiam então ser feitas à noite?

 

Não.

Vocês confundem a realização da revisão da consciência, associadas à respiração, às técnicas de respiração, que são totalmente independentes disso.

São vocês mesmos que associaram respiração e exercício de exame de consciência.

Eu lhes disse que isso era prejudicial, porque provocaria cristalizações.

Eu não falei, agora, da respiração pela respiração.

 

***

 

Questão: pode-se usar cristais durante esse exercício?

 

Isso não é um problema.

Pode mesmo ajudá-los a reforçar, ao mesmo tempo, a transparência, a evidência e a Unidade e ajudá-los a se aproximarem disso antes de dormir.

 

***

 

Questão: e no caso de pensamentos ou ações recorrentes, isso não arrisca cristalizar mais?

 

Eu efetivamente falei de eventos ocorridos no dia.

A partir do momento em que não se trata de eventos, mas, portanto, de um traço específico como, por exemplo, a mesma emoção ou o mesmo comportamento reproduzindo-se dia após dia, isso não deve fazer parte do exercício.

Eu esclareço que se trata de eventos novos de seu dia.

Se, por exemplo, vocês tiverem que enfrentar todos os dias a mesma situação, com o mesmo ser, isso significa que vocês são estúpidos, porque basta, naquele momento, deixar essa pessoa ou essa situação.

O próprio fato da reprodução da situação, da emoção ou da dualidade com uma pessoa está simplesmente aí para mostrar-lhes que, em relação a esse elemento preciso, vocês estão em contradição total com a Unidade.

 

***

 

Questão: como tomar uma decisão sem julgar?

 

Isso é impossível enquanto vocês estiverem na dualidade.

Isso se tornará possível a partir do momento em que os momentos de clareza, de evidência de transparência forem cada vez mais numerosos.

Não se preocupem com isso, isso será necessariamente evidente em algum momento.

É o que eu chamei de ação sem qualquer reação.

 

***

 

Questão: você falou de um estado temporário antes que a Unidade fosse vivida de maneira unitária e sincrônica. Há etapas nesse processo?

 

Isso é eminentemente variável segundo seu destino, eu diria, no sentido amplo.

Para alguns seres basta um momento, uma experiência unitária para ali entrar de maneira definitiva.

Para outros, será necessária uma sucessão de momentos que se acumulam e se associam uns aos outros.

Cada caso é diferente.

 

***

 

Questão: que diferença você faz entre ego e arrogância?

 

O ego é uma pequena arrogância.

Todos os seus movimentos de dualidade, de conflitos, de reações são apenas manifestações do ego e, portanto, sujeitos à lei de ação e reação.

Compreendam que eu tento colocar palavras no que é dificilmente traduzível em palavras, porque se trata de um estado e não de uma experiência.

Mesmo que esse estado não dure, ele participa, entretanto, de um estado.

Nesse estado de ser, de evidência e de Unidade, a certeza interior acompanha-se da humildade e, sobretudo, da Luz interior.

O que não é o caso da arrogância, que é ausência de Luz.

 

***

 

Questão: que diferença você faz entre um estado estável e um estado instável?

 

Um estado estável é um estado realizado.

Um estado instável é um estado em que vocês vão recair na dualidade.

 

***

 

Questão: esse estado unitário pode ser vivido na vida quotidiana?

 

Se não houver adequação entre seu estado de transparência, de Unidade e seu quotidiano, mudem de quotidiano.

Tudo depende de sua força de alma.

Se sua transparência for obstruída pelo ambiente, ou vocês mudam de ambiente, ou vocês são suficientemente fortes para transformar o ambiente.

Mas, a partir do momento em que o ambiente é vivido como um incômodo, isso basta para fazê-los sair da transparência.

Vocês são mais fortes do que o ambiente ou não?

Vocês são capazes de manifestar essa evidência e essa transparência, quaisquer que sejam as circunstâncias exteriores, sabendo que, quaisquer que sejam as reações iniciais à sua passagem na Unidade do ambiente (humano ou não humano), isso será vivido num modo agressivo, como uma agressão?

Essa é a etapa inicial.

Agora, se esse estado de atrito durar, isso se junta a certa forma de estupidez.

Como vocês podem hesitar um milionésimo de segundo entre a evidência, a transparência e a Unidade que vocês alcançam e o mundo dual?

Isso significa que ele conserva, para vocês, atrativos que vão colocá-los no sofrimento.

Quando vocês alcançam esse estado, nada mais pode ser como antes.

Cabe a vocês tomar, com lucidez, com toda a clareza, as decisões que se impõem.

Se vocês me responderem que não podem mudar, que as situações não podem ser mudadas, que os seres não podem ser mudados, isso significa que vocês não ficaram por tempo suficiente nesse estado de transparência.

 

***

 

Questão: esse estado de transparência conduz, portanto, à paz e à evidência nas decisões a tomar?

 

Sim.

Enquanto seu julgamento for confuso, enquanto suas decisões não forem claras, vocês não estão totalmente na transparência.

Vocês talvez viveram o estado, mas ele não está instalado.

Entretanto, a lembrança desse estado será sua incitação permanente para avançar.

Há, efetivamente, um antes e um depois.

 

***

 

Questão: pode-se imaginar um casal, ou mesmo uma família, na transparência?

 

Se isso existisse realmente, se fosse verdade, a face do mundo estaria mudada.

A relação a dois, a mais transparente e a mais autêntica que seja, inclui, necessariamente, uma parte de Sombra porque, se não houvesse essa Sombra, essa relação não teria qualquer sentido para existir.

Todas as suas relações inter-humanas estão sujeitas à ação/reação.

Mesmo as relações mais nobres indo ao sentido da transparência incluem uma parte de Sombra que mantém a relação.

Pois jamais se viu um grande mestre, grandes personagens transparentes, realizados, mestres ou instrutores, viver lado a lado, juntos.

Não tendo zona de Sombra neles, não pode haver relação no sentido humano, há uma relação no sentido espiritual, mas que nada teria a ver com um relacionamento humano.

 

***

 

Questão: e quanto à Ma Ananda Moyi e seu companheiro?

 

Seu companheiro não estava na Unidade, ele a acompanhava e, para acompanhar, é preciso permanecer na dualidade.

 

*** 

 

Questão: e a Mãe e Sri Aurobindo?

 

São certamente as pessoas que mais se aproximaram dessa relação suprema que é a ausência de relação.

Há, nas diferentes tradições, exemplos tão fortes como aqueles que vocês chamam de Mãe e Sri Aurobindo, por exemplo, São Francisco de Assis e Santa Clara, que eram o que é chamado de chamas gêmeas que tinham uma concordância de visão e de estado, mas que estavam separados na realidade de suas vidas, cada um em sua casa, em si mesmo, ao mesmo tempo estando conscientes da relação espiritual e, portanto, unitária, além do humano.

 

*** 

 

Questão: um mestre Kriya teria alcançado a realização estando em um relacionamento?

 

Ele alcançou, mas será que sua família alcançou?

Eu jamais disse que o ser realizado deve necessariamente deixar o ser dual com quem ele vive.

O ser dual pode ser, em alguns casos, um companheiro ou uma companheira que mantém um certo número de salvaguardas e que permite, por seu sacrifício, a realização do outro.

 

***

 

Questão: como saber se se está frente a uma chama gêmea?

 

O encontro com a chama gêmea é um abrasamento de fogo no nível da alma e do Espírito do qual pode participar, ou não, o corpo, segundo as idades e as possibilidades de acasalamento, ou não.

O importante não é tanto a vivência, mas a revelação.

A chama gêmea está além de outras convenções, de outros encontros.

O encontro da chama gêmea está ligado aos encontros da Unidade e não aos encontros do outro.

Vocês saberão quando estão frente a uma chama gêmea quando viverem o abrasamento do coração, além de qualquer relação de vida, de qualquer relação de casal, de fusão ou outra.

É um encontro, e nada mais, quer seja refletido ou não por uma realidade de vida, o que é raramente o caso.

 

***

 

Questão: a chama gêmea está no mesmo caminho, com as mesmas afinidades?

 

Não há relação de chama gêmea ligada a afinidades.

O encontro da chama gêmea é uma evidência que absolutamente nada tem a ver com caminhos, afinidades ou com o que vocês chamariam de coisas em comum.

É a colocação frente a si mesmo com o outro que cria o abrasamento do coração, e isso é tudo.

 

***

 

Questão: o reconhecimento da chama gêmea é imediato?

 

Nem sempre.

Pode ser para um, e completamente negado pelo outro, por medo.

Mas isso não tem importância alguma porque, quando o abrasamento ocorre, ele produzir-se-á necessariamente no outro.

Não pode ser de outro modo, mesmo se as pessoas não vejam mais.

 

***

 

Questão: esse reconhecimento ocorre no momento em que há encontro físico?

 

Não há necessariamente revelação do princípio de chama gêmea.

Isso pode ocorrer a um dado momento, que pode ser bem posterior, porque há certo número de véus e de proteções que foram colocados para evitar esses encontros, pois induz a uma reconexão com o Espírito antes de sua divisão.

É preciso ser capaz de suportar o fogo e a potência que isso representa.

 

***

 

Questão: o que acontece se não se for capaz?

 

Nada.

 

***

 

Questão: a chama gêmea pode ser do mesmo sexo?

 

É claro, mas necessariamente um dos dois vai encarnar o polo masculino e o outro o polo feminino.

Eu não falo de sexualidade.

 

***

 

Questão: que diferença você faz entre chama gêmea e alma gêmea?

 

Não é uma diferença, é um mundo.

Uma alma gêmea é uma alma com a qual você caminhou a um dado momento, para uma missão específica, espiritual ou não, e que vocês reencontram.

Aí há, efetivamente, coisas em comum e dualidade, necessariamente.

Ao passo que, na relação com a chama gêmea, não pode haver dualidade.

Pode haver oposição e separação naquele momento, mas há, entretanto, abrasamento, ao menos para um dos dois.

As almas gêmeas estão ligadas no plano cármico e, portanto, mantêm a dualidade.

A alma gêmea, quando do encontro, passa um sentimento, um desejo de posse, mesmo em um centro exaltado e altruísta, mas isso sempre permanecerá uma posse.

 

***

 

Questão: sempre se encontra a chama gêmea na encarnação?

 

Absolutamente não.

É um processo extremamente recente que é possível apenas em final de ciclo, bem depois, obviamente, da criação dessas duas chamas gêmeas.

Mas isso não é absolutamente obrigatório.

Eu diria mesmo que é um processo extremamente raro, porque ele induz choques que, geralmente, um ou os dois seres não podem suportar.

 

***

 

Questão: o exercício de exame de consciência se junta à noção de abertura de coração?

 

Ele está profundamente e diretamente conectado. 

 

***

 

Não temos mais perguntas. Agradecemos.

 

***

 

Então, bem-amados Irmãos, eu lhes proponho, ainda uma vez, para viver o silêncio e para nos aproximarmos juntos disso.

 

... Efusão de energia ...

 

Sejam abençoados.

Recebam minha gratidão.

Eu lhes digo até breve. 

 

 

************

 

1 - Protocolo: Passar em revista - EXERCÍCIO DE REVISÃO ou EXERCÍCIO DE EXAME DE CONSCIÊNCIA

https://www.portaldosanjos.net/2014/08/protocolo-passar-em-revista-exercicio.html

 

***

 

Mensagem do Venerável RAM no site francês:

https://issuu.com/ultimasleituras/docs/29-ram-26_octobre_2008-article1ef8

26 de outubro de 2008

 

***

Versão do francês: Célia G. http://leiturasdaluz.blogspot.com/

 

***

 

Transcrição e edição: Zulma Peixinho

http://portaldosanjos.ning.com

www.portaldosanjos.net

 

 

************



Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário